Taos

Somos Cromo Somos

Textos

B I N A
O Sistema Telebrás (Sistema Brasileiro de Telecomunicações), instituição de pesquisa e desenvolvimento no setor de telecomunicações, teve uma participação especial e muito importante para o Brasil.
O objetivo deste artigo e apenas apresentar um serviço (e um produto) e esclarecer que sua naturalidade e exclusivamente brasileira. E hoje conhecido e utilizado em todos os paises.
Trata-se do IDC ou seja Identificador de Chamadas ou Caller Id. Popularmente conhecido como BINA.
Foi estabelecido internacionalmente que em uma conexão ou ligação telefônica o usuário que origina a chamada e designado por A e o destinatário como B. E também quem paga pelo serviço e o assinante A. Dois usuários de rede, dependendo da conexão, podem ser tanto A como B.
Um pesquisador da Telebrás se deparou com esta situação na qual precisava identificar a origem da chamada, ou seja, o numero ou endereço do assinante A. Daí surgiu o nome B Identifica o Numero de A (BINA). E desenvolveu para isto uma solução que possibilitou as Centrais Telefônicas informarem ao assinante B o numero da origem ou de A .
Este serviço teve uma aceitação tão grande que praticamente obrigou a maioria das  Operadoras dos Serviços de Telefonia a implantarem esta facilidade em suas respectivas  Redes.
Entretanto, o referido  funcionário não se preocupou com o registro ou a patente deste produto e durante anos recorreu a Justiça para que fosse reconhecido como o criador desta idéia. Conseguiu apenas parcialmente os direitos sobre esta invenção.
Hoje vários fabricantes produzem estes equipamentos e após a privatização das Telecomunicações ocorrida em 1998, tanto o serviço como o aparelho são acessíveis a maioria dos usuários de telefonia quer seja celular ou fixa. Sem considerar que muitas vezes os aparelhos já são projetados com esta facilidade.
Já se passaram aproximadamente 30 anos.
Oswaldo Tadeu Nanzer
Enviado por Oswaldo Tadeu Nanzer em 07/10/2008


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras